BJVS

NOSSA HISTÓRIA

Fundada em 22 de agosto de 1966, a Associação de Serviços Sociais Voluntários de Jaraguá do Sul, também conhecida como Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul – BVJS surgiu por causa da necessidade de uma entidade para atender as emergências da população de uma cidade que crescia intensamente.
Antes da existência do Corpo de Bombeiros, tudo era muito complicado. Um pequeno incêndio poderia consumir o trabalho de uma vida inteira, ou até mesmo da vida inteira de muitas famílias: engenhos, empresas e residências foram dizimados pelo poder inclemente das chamas. Um exemplo foi o grande incêndio que destruiu o edifício da família Mahnke, na Avenida Marechal Deodoro em 1964. Na época, se não dava para controlar com baldes de água e mangueiras de jardim, a única coisa que restava era esperar o fogo passar…
Quando a situação começou a se tornar insustentável, um grupo de jaraguaenses fundou a entidade hoje conhecida como BVJS e que há décadas atua na prevenção, combate de incêndios, resgate e outras emergências., fazendo da nossa cidade um local cada vez mais seguro.
Atualmente, atuamos também na educação e na vistoria dos edifícios para garantir que cada residência e cada empresa jaraguaense seja o mais segura possível para preservar a vida e o trabalho da nossa população.
E sempre com o nosso lema em mente: “Servir a uma causa é uma Honra.”

COMPOSIÇÃO DA PRIMEIRA DIRETORIA

Nelson Leopoldo Driessen – Presidente;
Wolfgang Weege – Vice-Presidente; 
Gerd Edgar Baumer – Secretário Geral; 
Geraldo Merkle – Primeiro Secretário;
Eugênio Strebe – Segundo secretário; 
Ralf Marquardt – Diretor Social; 
Henrique Reis Bergan – Tesoureiro Geral; 
Vicente Donini – Primeiro Tesoureiro;
Luiz Lansnaster – Segundo Tesoureiro; 
Geraldo Werninghaus;
Erich Johann Schweinle; 
Sigolf Schünke; 

1966 - 2016

2016 - 2019