Contamos com uma sede situada no centro de Jaraguá do Sul, no início da rua Presidente Epitácio Pessoa e outras três subsedes estrategicamente posicionadas na Barra do Rio Cerro (Subsede Wolfgang Weege), João Pessoa (Subsede Geraldo Werninghaus) e Nereu Ramos (Subsede Dr. Alexandre G. Otsa).

Atualmente, contamos com 05 caminhões (01 UT – Unidade Tanque, 03 UCI – Unidade de Combate a Incêndio e 02 – UCIR – Unidade Combate a Incendio e Resgate), além de 05 ambulâncias e dois tipos de uniforme, um para uso em ocorrências que não envolvem áreas de combate a incêndio e/ou produtos perigosos e o uniforme ABVESC e os EPIS para emergências de combate a incêndio capazes de suportar temperaturas de até 1000 graus celsius durante 10 segundos.

Junto à unidade Geraldo Werninghaus, no bairro João Pessoa, temos um centro de treinamento que é referência estadual para capacitação de bombeiros voluntários, instituído em 2005 em convênio com o Senac. Atualmente, a Entidade que promove a formação dos bombeiros é o Instituto Federal Campus Geraldo Werninghaus.

A Diretoria é eleita a cada três anos, e atualmente tem a seguinte composição:

Além dos bombeiros voluntários, temos 44 efetivos distribuídos da seguinte maneira: Setor administrativo, Cozinheira, CAT, CCBV – Centro de Capacitação de Bombeiros Voluntários, SAMU Básico e Operacionais, sob o comando de Neilor Vincenzi.

Os bombeiros voluntários são divididos em 4 equipes : Alfa, Bravo, Charlie e Delta, cujo comando operacional segue esta hierarquia: comandante, subcomandante, aux. de comando, líder de equipe efetivos, líder de equipe voluntario.